20/04/2017 - Notícias CNPC

CFMV lança campanha pelo bem-estar animal

Objetivo é alertar para a dor e o sofrimento dos animais, que são capazes de sentir emoções como medo e felicidade

Durante cerimônia de abertura do IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, nesta terça-feira, 18, em Porto Alegre, RS, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou uma campanha nacional para informar e conscientizar a população sobre o bem-estar animal. A campanha destaca que os médicos veterinários e zootecnistas são os grandes aliados da população na busca por um bem-estar único.

“Não podemos ficar restritos apenas ao bem-estar humano, animal ou da natureza, mas entender que somos uma célula única e interdependente e que é possível estabelecer uma convivência saudável entre todos”, disse o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Em todas as áreas, seja para animais de produção, de companhia, selvagens ou de laboratório, o bem-estar deve ser considerado e o comportamento de cada espécie conhecido por médicos veterinários e zootecnistas para que suas necessidades sejam atendidas.

Hoje em dia, a sociedade reconhece cada vez mais a importância de pensar alternativas para minimizar a dor e o sofrimento dos animais, que são capazes de sentir emoções como medo e felicidade.

Cinco Liberdades – A expressão do comportamento natural da espécie é uma das cinco liberdades que todo animal deve ter. As liberdades são instrumento reconhecido mundialmente para diagnosticar o bem-estar e incluem aspectos que influenciam a qualidade de vida do rebanho. São eles: a liberdade de sede, fome e má-nutrição; a liberdade de dor e doença; de desconforto; liberdade para expressar o comportamento natural da espécie e de medo e estresse.

Livre de fome: O animal deve ter acesso a comida e água na quantidade, qualidade e frequência ideais. Caso não tenha uma dieta adequada e hidratação apropriada isso pode causar desequilíbrio, gerando obesidade, por exemplo.

Livre de dor e doenças: essa liberdade fala das questões da saúde física. No caso dos animais de companhia, pode haver maior risco de transmissão de doenças para os humanos. As vacinações devem estar sempre em dia, para que o bem-estar dos homens e animais seja preservado.

Livre de desconforto: o animal também deve estar abrigado em ambiente com temperaturas confortáveis para a espécie e superfícies adequadas para proporcionar conforto. Animais selvagens colocados em recintos pequenos, como gaiolas, por exemplo, não estão exercendo essa liberdade.

Livre para expressar seu comportamento natural: a expressão do comportamento natural da espécie deve sempre ser considerada para medir a qualidade de vida e bem-estar do animal. É importante estimular os animais com tarefas e objetos que permitam sua expressão natural. Quando o animal não consegue fazer isso, podem aparecer comportamentos anormais, como andar repetitivamente.

Livre de medo e estresse: essa liberdade diz que os animais devem ser livres de sentimentos negativos, para evitar que sofram. Um exemplo é quando há incompatibilidade entre animais domésticos, em que a família introduz um novo animal na casa, caso em que é importante a orientação de um médico veterinário.

Campanha – A campanha promovida pelo CFMV contará com ações variadas, que buscam levar as pessoas e os profissionais à reflexão e ao maior entendimento sobre o bem-estar animal. O material foi publicado em uma página exclusiva da campanha, e está sendo compartilhado com a hashtag #bemestaranimal.

O vídeo produzido para a campanha será exibido na TV e também em salas de cinema de todo o Brasil. A iniciativa conta, ainda, com um quiz, produzido para testar seus conhecimentos sobre o tema, e quatro cartazes que simbolizam os animais de produção, domésticos e selvagens, e que estão disponíveis para download.

Também no Portal do CFMV, estão disponíveis cinco podcasts com a participação do médico veterinário Marco Antônio Gioso e da zootecnista Meyb dos Santos. Os dois discutem temas ligados ao bem-estar em um bate-papo e citam exemplos que esclarecem as principais dúvidas e questões da sociedade, seja dentro de casa, seja no campo. Outra novidade da campanha é o Twibbon – ferramenta que permite mudar sua foto de perfil do Facebook e usar um avatar especial para mostrar que você aderiu à causa da campanha.

Congresso – O IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar é promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e acontece entre os dias 18 e 20 de abril em Porto Alegre, RS.

Na programação, debates multidisciplinares tratarão de práticas do cotidiano sobre dor e bem-estar nas diferentes espécies, avanços na neurociência, ética e emoções para subsidiar e aprimorar as atuações dos profissionais. Os temas incluem animais de companhia, selvagens, de produção e de laboratório.

Palestrantes do Brasil e do exterior que são referências em suas áreas estarão presentes no evento. Entre eles, o pesquisador escocês perito mundial em bem-estar animal, Ian Duncan; o catedrático da Escola de Veterinária da Universidade de Bristol, Mike Mendl; o lecionador de Ética e Bem-Estar Animal na Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia, Paul Flecknell; e muitos outros.

Fonte: CFMV

© Copyright 2001 - 2017 - Todos os direitos reservados.
CNPC – Conselho Nacional da Pecuária de Corte
Paradoxo Digital