20/04/2017 - Notícias CNPC

Despedida de um Companheiro!

Há poucos dias soubemos desta triste noticia. Alexandre foi um grande profissional que deixa enorme saudade em todos nós, que com ele convivemos nas discussões sobre inspeção de alimentos, rastreabilidade e classificação de carcaças. Transcrevemos abaixo a notícia da FAEP sobre seu desaparecimento.

Alexandre Jacewicz, especialista em sanidade animal, morre aos 80 anos

Na última quinta-feira (16) faleceu o médico veterinário Alexandre Antonio Jacewicz, que por 15 anos integrou, como consultor, o Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Ao longo deste período, de 1994 a 2009, Jacewicz teve papel de destaque nas conquistas do Estado na área de sanidade animal.

“O Jacewicz desempenhou um papel muito importante ao longo dos anos de casa. Ele era um ótimo profissional e uma pessoa muito atenciosa. O setor animal, no âmbito da sanidade, deve muito ao trabalho dele”, destaca o presidente da FAEP, Ágide Meneguette. “Ele era um dos melhores profissionais que o país teve nesta área. Hoje, se o Paraná tem esse nível de sanidade animal, deve muito ao trabalho do Jacewicz”, destaca Carlos Augusto Albuquerque, assessor da presidência da FAEP, que por anos ocupou o cargo de coordenador do DTE.

Formando em 1961 em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em seguida assumiu o posto de fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde desenvolveu suas atividades até 1994. Posteriormente, passou a integrar o quadro de consultores da FAEP e também a prestar serviços para o Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec). Jacewicz participava das assembleias anuais da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa) e Reunião Interamericana a nível Ministerial em Saúde e Agricultura (RIMSA).

“Ele tinha contatos com o mundo inteiro na área de sanidade. Era bastante atuante e competente”, diz Albuquerque.

Além de um profissional exemplar, Jacewicz era um colega de trabalho participativo e atencioso, sempre disponível a colaborar. “Quando eu entrei na FAEP em 1999, o Alexandre já estava. Ele foi um excelente conselheiro e professor, sempre à disposição para dar dicas. Além disso, era uma pessoa amiga, descontraída e divertida”, relembra a engenheira agrônoma Elisangeles Souza, do DTE da FAEP.

Alexandre Antonio Jacewicz faleceu aos 80 anos.

FONTE: CNPC/FAEP

© Copyright 2001 - 2017 - Todos os direitos reservados.
CNPC – Conselho Nacional da Pecuária de Corte
Paradoxo Digital