06/12/2017 - Notícias CNPC

MAPA reconhece oficialmente a região Norte como livre de febre aftosa

OIE deve adotar o mesmo posicionamento em maio de 2018

Uma cerimônia será realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), nesta segunda-feira (04), para o reconhecimento oficial da região Norte como Zona Livre de Febre Aftosa com vacinação. A celebração da assinatura de Instrução Normativa pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), Blairo Maggi, e pelo governador do Estado, Amazonino Mendes, foi às 9:30.

A comitiva ministerial é integrada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, e pelo diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques.

Na tarde de segunda-feira, em conjunto com o governador paraense Simão Jatene, o ministro assina a Instrução Normativa que reconhece as Zonas de Proteção do Pará como livres de Febre Aftosa, com vacinação.

Outros compromissos. Ainda na tarde desta segunda-feira, Maggi assina instruções normativas sobre sanidade animal, prevenção, controle e erradicação do mormo e uso de vacinas vivas atenuadas contra salmonela paratífica em aves matrizes; o acordo de cooperação técnica entre o Mapa e o Conselho Federal de Medicina Veterinária; e a portaria que define as diretrizes para a compartimentação da cadeia produtiva de suínos no Brasil no Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém do Pará. Ele também participa da cerimônia de abertura do V Encontro Nacional de Defesa de Sanidade Animal (Endesa 2017). Em seguida, o ministro apresenta o aplicativo Pecuária Saúde Animal destinado a veterinários, produtores e pessoas interessadas em saúde e bem-estar animal.

No dia seguinte, na terça-feira (05), Maggi viaja ao Amapá para, às 10h, reconhecer o Estado como Zona Livre da Febre Aftosa com vacinação, junto ao governador Waldez Góes.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

© Copyright 2001 - 2017 - Todos os direitos reservados.
CNPC – Conselho Nacional da Pecuária de Corte
Paradoxo Digital